Notícias
 
( 11/02/2014 ) Jacques Saldanha fala sobre contaminação das roupas denunciada por estudo do Greenpeace
 


Roupas e calçados de marcas consagradas pelo público, muitas símbolo de status entre jovens, crianças e adultos, contêm substâncias que provocam alterações hormonais nas pessoas, além de contaminar o ambiente.

É o que mostra um estudo encomendado pelo Greenpeace da Ásia Oriental que analisou 82 artigos de 25 países diferentes entre maio e junho de 2013. As marcas American Apparel, Burberry, C&A, Disney, Gap, H&M, Primark, Puma, Uniqlo, Adidas, LiNing e Nike apresentaram resultados preocupantes.

O estudo levou o Instituto Humanitas Unisinos a entrevistar o engenheiro agrônomo Luiz Jacques Saldanha. A matéria Os monstros no seu armário traz a entrevista especial feita por email, com diversos links, inclusive para o estudo completo do Greenpeace.

Algumas informações da entrevista sobre os males causados pelos resíduos químicos, segundo Saldanha

"A base da industrialização (e incluo a agricultura e os serviços) e da vida cotidiana e familiar moderna está assentada em moléculas artificiais. Isso já demonstra o completo equívoco dos tempos atuais em qualquer tipo de discurso que seja focado em saúde, sustentabilidade e futuro. Sendo artificiais, fazem com que a Vida, que surgiu na Terra há mais ou menos 3,5 bilhões de anos, não as reconheça porque não foram criadas por ela".

Para o agrônomo, os males causados por estas moléculas artificiais aos seres humanos são uma consequência óbiva. Na entrevista ele também relaciona o aumento do nascimento de crianças com síndromes como autismo e a maior incidência de obesidade entre crianças de 5 a 9 anos com a atuação destas moléculas no organismo das gestantes.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br