Notícias
 
( 30/01/2014 ) Estudo relaciona aumento do número de casos de câncer à agrotóxicos e transgênicos
 


O aumento de linfomas, leucemias e outros tipos de câncer no Paraguai motivou o professor de Clínica Médica da Faculdade de Ciencias Médicas da Universidad e Nacional de Asunción (UNA), José Luis Insfrán a coordenar uma investigação sobre o assunto. O resultado aponta que o aumento do número de pessoas diagnosticadas com câncer no Hospital de Clínicas de Assuncão está relacionado à exposição aos agrotóxicos e ao consumo de alimentos com transgênicos.

Entre os comentários postados sobre a matéria do site E a Periódicos de Interpretación y Análisis, destaca-se o do presidente da Instituição Direitos Humanos, Hugo Céspedes. De acordo dados oficiais de 2010, do Ministério de Educação e Cultura, existem mais de 500 escolas rurais rodeadas de monocultivos de soja em três departamentos do país - Itapúa, Alto Paraná e Caaguazu.

" Estamos falando somente de soja. E esta cifra vai aumentando nos três departamentos e nos demais pela entrada massiva do milho transgênico da Monsanto e outras multinacionais genocidas do agronegócio. Também estão os algodões transgênicos e outros monocultivos como trigo, arroz, girassol, nos quais também são aplicados venenos de forma indiscriminada", escreveu Céspedes.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br