Notícias
 
( 07/01/2014 ) Ecotorres recebe equipamento para fortalecer cadeia de frutas nativas do RS
 


Neste verão, a Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres), assumiu a responsabilidade de distribuir 12 caixas térmicas para o transporte de polpas, sorvetes e em breve picolés de frutas nativas. O equipamento foi entregue no dia 21 de dezembro de 2013, pelo governador do Estado do RS, Tarso Genro, durante o lançamento do Programa Verão numa Boa, na praia de Imbé.

Segundo a diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol) da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Nelsa Nespolo, a Ecotorres é uma referência no Litoral e por isso foi escolhida para receber e articular o fortalecimento da cadeia de frutas nativas. “O papel dela é ver para onde é necessário enviar estas caixas”, esclareceu a diretora.

Caixas melhoram o acondicionamento

O coordenador da cooperativa, José Alberto Johann, explicou que as caixas serão usadas para trazer a polpa de frutas da região do Planalto do RS para o Litoral e levar os sorvetes produzidos em Torres. “Uma parte das frutas – butiá, jabuticaba, araçá, guabiroba, é do Planalto. Da nossa região tem açaí juçara e butiá”. O Johann antecipou que para esse mesmo transporte será entregue um furgão, “mas sem refrigeração, porque é o dobro do preço”.

Para Alvir Longhi, coordenador do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), de Passo Fundo, que junto com o Centro Ecológico assessora as famílias agricultoras na produção de frutas nativas, “as caixas vão contribuir para melhorar o processo de acondicionamento de frutas e polpas, para o transporte entre os diferentes atores que participam desta dinâmica da cadeia solidária das frutas nativas no RS”.

Frutas Nativas pela segunda vez no Verão numa Boa

No ano passado, após a abertura realizada em Torres, foi servido um coquetel com salgados, doces, sucos e sorvetes de frutas nativas. A matéria pode ser acessada aqui.

O Verão numa Boa é um programa do Governo do Estado RS que visa atender o aumento da demanda de áreas como saúde e segurança no Litoral, entre os meses de janeiro e março.

Foto e colaboração: Fabiane Correa.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br