Notícias
 
( 18/12/2013 ) Núcleo Litoral Solidário discute certificação de novos grupos e participação no ENA
 


Foto:Paulo Bellé

Na última reunião de 2013 do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, dia 17 de dezembro no Salão Comunitário de Raposa, em Três Cachoeiras, 48 agricultores discutiram o processo de certificação orgânica de dois novos grupos, a aplicação de insumos e a preparação para o Encontro Nacional de Agroecologia (ENA).

"Foi feito um relato sobre a Caravana Agroecológica, o roteiro, quem estava e encaminhadas as certificações de um grupo de Mampituba e outro de Três Forquilhas", informou o técnico e articulador da Rede Ecovida na região, Cristiano Motter, do Centro Ecológico.

Na avaliação da agricultora Luzia Fernandes da Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres (Acert), a reunião foi muito boa. Apesar do calor, todos representantes de grupos e associações do núcleo debateram assuntos importantes para o desenvolvimento da agricultura ecológica do Litoral Norte. " O Sidilon ( Mendes) pediu que os agricultores não plantassem só banana, que diversificassem, plantassem outras frutas, outros produtos, para atender as cooperativas ( de consumidores, Coopet e Ecotorres) e a alimentação escolar que precisa comprar 30% de orgânicos da agricultura familiar".

Para 2014, o núcleo organizará um curso de produção de sementes e outro de agricultura Biodinâmica, demandados pelos agricultores.

A próxima reunião será em 11 de março.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br