Notícias
 
( 19/11/2013 ) Caravana Agroecológica passa pelo Litoral Norte do RS e Sul de SC
 


As visitas da Rota 1 Litoral Sul da Caravana Agroecológica e Cultural preparatória para o 3º Encontro Nacional de Agroecologia começaram no dia 18 de novembro, com um café da manhã do grupo Sabores da Terra, em uma propriedade em Maquiné.

Depois de conhecer a experiência desse grupo, os visitantes da Amazônia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte e Minas Gerais partiram para a agroindústria da Associação de Mulheres para o Desenvolvimento Comunitário de Três Forquilhas (Amadecom).

"Pra nós é importante o pessoal de fora ver o nosso trabalho, assim como a gente sai pra ver o trabalho de outras comunidades de outros agricultores, é uma honra ter um pessoal de longe aqui", disse a associada Roselaine Lopes Machado.

Conforme Tatiana Pastorello, da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), essas caravanas dão um pouco o tom do ENA, que pretende reunir entre 21 a 26 de maio em Juazeiro/BA, 2 mil pessoas, sendo 70% das vagas para agricultores. "A ideia das caravanas é uma metodologia pra visualizar a agroecologia em seus territórios, então você vê uma diversidade muito grande, que passa muito pela alimentação mas também pelas histórias do local, histórias de resistência, de enfrentamento que a gente tem visto. As histórias das mulheres também são muito fortes em todas as caravanas".

Na parte da tarde a caravana passou pela Escola Baréa, na comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, onde ouviu o relato do agricultor Renato Leal sobre a comercialização de banana ecológica, do biólogo Sidilon Mendes sobre a Cooperativa de Produtores Econativa e das professoras Maura Cardoso, Adriane Lippert Bitencourt e Elaine Scheffer sobre alimentação escolar, educação ambiental e a Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica.

A Cooperativa de Consumidores Coopet foi visitada no final da tarde, de onde o grupo partiu para a pousada de Elisabete Silveira e Paulo Bellé na comunidade de Morro Azul.

Na terça-feira, dia 19, a Cooperativa de Consumidores de Torres, EcoTorres, ofereceu uma degustação de sorvetes de frutas nativas do RS e o grupo conferiu os pontos turísticos da cidade.

A Rota 1 terminou em Praia Grande/SC, na sede da Associação dos Colonos Ecologistas do Vale do Mampituba (Acevam). No dia 20 o grupo encontra com as Rotas 2 e 3 em Curitiba, no Paraná, para discutir as experiências da viagem.

Experiências gastronômicas
Em Maquiné, o Sabores da Terra preparou torta de açaí com aveia e banana, biscoito de milho com açaí, pães com pastas especiais, café, sucos de açaí de juçara e maracujá.

Na agroindústria da Amadecom, o almoço teve saladas, macarrão, aipim e sucos de polpa de jabuticaba, acerola e açaí de juçara.
Na Escola Baréa, as professoras serviram a mesma vitamina de leite, açaí de juçara e banana servida para os estudantes na merenda. Também teve bolo de milho, balas e doces de açaí juçara com banana, da Alimentar. org.

A Rota 1 Sul foi organizada pela Ação Nascente Maquiné e Centro Ecológico, com apoio de todas as experiências visitadas. O foco foram as dinâmicas de abastecimento e mercados para produtos agroecológicos.

Onde a caravana passou
Zona da Mata Mineira, Chapada do Apodi (Nordeste), Amazônia, Mato Grosso e Leste Paulista de Tocantins.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br