Notícias
 
( 17/11/2013 ) Gincana envolveu participantes com tarefas relacionadas à Agroecologia
 


Atividade fez parte da 3ª Festa da Natureza.

Uma gincana em Mampituba, sábado, 16 de novembro, desafiou 90 participantes de seis equipes a cumprir tarefas envolvendo agricultura ecológica, turismo rural, separação e reciclagem do lixo.

“Todas as tarefas estão relacionadas ao meio ambiente devido ao trabalho que vem sendo desenvolvido com as escolas e a preocupação maior em fazer que seja um município gerador de vida e não de destruição”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Ana Maria Martins.

Conforme a secretária, o fato de o município estar em uma região de preservação, reforça a necessidade de buscar alternativas de renda mais amigas da natureza.

As tarefas foram divididas entre as que deveriam ser preparadas com antecedência e as que deveriam ser cumpridas no dia. Entre as preparadas, destacaram –se os vídeos, slides e fotos de pontos turísticos e os depoimentos de agricultores ecologistas certificados. Nas tarefas do dia, houve coleta de lixo, plantio de flores e preparo de suco com polpa de açaí de juçara.

Se pudesse dar uma nota para 1ª Gincana da Natureza, a professora de História Maria Scheffer, da Escola Martimiano Ferreira Alves, daria 10. “Olhando o ambiente não parece que está tendo uma festa, porque está tudo muito organizado. Apesar de ser uma etapa da gincana, isso da seleção do lixo, é um grande passo”. Na opinião de Maria, a busca de conhecimento sobre pontos como agroecologia e turismo valem por um mês de aula.

Mampituba
Mampituba é um município agrícola, com 3 mil habitantes distribuídos na sede (centro) e comunidades como Cambraia, Taquaruçu, Alto Rio de Dentro, Rio da Panela, Roça da Estância, entre outras. Localizado na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, tem cinco cachoeiras e é vizinho do Parque Aparados da Serra.

Vencedores
As equipes Cheiro de Mato, Mampinatureza e Arara Azul conquistaram os três primeiros lugares e uma viagem ao cânion Fortaleza. Os ambientais, Os semeadores e Carbono Zero ganharam medalhas pela participação.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br