Notícias
 
( 30/08/2013 ) Estudantes definem metas para construção de uma escola mais sustentável
 


Meninos e meninas de 5 a 14 anos da comunidade de Santo Anjo da Guarda, em Três Cachoeiras, Litoral Norte do RS, decidem hoje, sexta-feira, 30 de agosto, qual a ação mais importante para a construção de uma escola sustentável. É a 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na Escola, da qual a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa participa pela segunda vez.

De manhã, os alunos das séries finais ministraram quatro oficinas para os colegas das demais séries, relacionadas aos quatro elementos da natureza – fogo, água, ar e terra. " As oficinas foram direcionadas para os impactos ambientais causados pelo homem nestes elementos", explicou a professora Simone Machado.

Depois de discutir essas temáticas, os alunos definirão, em um processo participativo e democrático, segundo a diretora Elaine Scheffer, as pedras no caminho, os sonhos e as ações para uma escola sustentável.

A meta traçada será a base de um projeto de ação e de peças de educomunicação ( vídeos, rádio, folders, baners) a serem durante a Conferência Municipal/Regional, nos estados do Brasil que optarem por realizá-la.

A 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente faz parte do projeto Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, do Ministério da Educação.

A conferência na Escola Baréa teve o apoio da ONG de assessoria técnica Centro Ecológico por meio da campanha mundial Orgânicos para Todos, promovida pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN) durante a Ação Verde Global 2013.

Foto:Simone Machado


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br