Notícias
 
( 19/08/2013 ) Viagem técnica abre possibilidade de parcerias entre cooperativas de produtores ecologistas
 


Cooperativa visitada tem 107 famílias associadas, exporta sucos biodinâmicos para a Alemanha e está começando a produzir biogás.

A viagem técnica dos agricultores ecologistas do Litoral Norte à Montenegro, nos dias 13 e 14 de agosto, abriu a possibilidade de estabelecer parcerias entre a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) e a Cooperativa de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do Rs e Sul de SC ( Econativa).

"Foi sinalizada a formalização de uma parceria. A gente conversou, mas não foi nada oficializado", anunciou o coordenador da Econativa Jairo da Rosa, sobre a intenção de trazer produtos como composto biodinâmico e fornecer banana orgânica para a merenda escolar daquela região.

Na visita à planta da Ecocitrus, onde são produzidos óleos essenciais, suco de laranja biodinâmico, suco orgânico e suco concentrado, os anfitriões acenaram com a possibilidade de comprar cítricos da Econativa. " Eles montaram uma fábrica com uma capacidade muito grande de produção, cerca de 3 milhões e meio de quilos de cítricos por ano e no momento estão usando somente 15% desta capacidade", disse o gestor ambiental Nelson Bellé.

Da usina de compostagem os agricultores do Litoral pensam comprar o composto certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD). O preço em torno de R$ 50,00 o metro cúbico, é acessível, segundo Jairo da Rosa. A usina recicla 45 mil toneladas de resíduos industriais por ano, produz 15 mil toneladas de composto (sólido) e 15 mil toneladas de biofertilizante líquido por ano. Recentemente, instalaram uma área experimental de biogás" que já está sendo fabricado em caráter experimental. "A ideia é abastecer os veículos das famílias associadas", observou Bellé.

A produtividade das propriedades rurais visitadas também chamou a atenção: em um sistema agroflorestal (Saf) são produzidos anualmente 140 mil quilos de cítricos orgânicos, sem nenhum insumo ou gasto externo.

Essa atividade de formação foi organizada pela ONG Centro Ecológico com recursos do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), por meio do projeto Ampliação e Consolidação dos Sistemas Agroflorestais no Litoral Norte e Serra do RS.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br