Notícias
 
( 20/06/2006 ) Agricultores retornam de intercâmbio com muitas idéias para as propriedades
 


Na quarta-feira, 14 de junho, após 15 dias na Ilha de Köster, na Costa Oeste da Suécia, e uma temporada de férias na Espanha, Luzia e Tobias Fernandes e seu filho Natan, retornaram à sua propriedade na comunidade da Raposa, em Três Cachoeiras, litoral norte do RS. De18 de maio a 1º de junho, a família de agricultores ecologistas foram hóspedes do casal Helena e Stefan von Bothmer, agricultores ecologistas suecos, que produzem em uma propriedade de 8 hectares, dentro do conceito da permacultura.Em outubro do ano passado, Helena e Stefan, com os filhos Siri e Benjamin, conheceram a propriedade da família Fernandes, partilhando suas atividades.

Maria Elena Gomes, agricultora ecologista na comunidade do Morro do Forno, município de Morrinhos do Sul, também no litoral norte do RS, retornou de Gammelbo, propriedade de 500 hectares em Lindesberg, a 280 km de Estocolmo, da agrônoma e agricultora ecologista Lena Bergström. Assim como a família von Bothmer, Lena esteve na propriedade de Maria Elena conhecendo a lida diária da agricultora. Na Suécia, Maria Elena concedeu entrevistas e foi capa do jornal Berglagsposten, juntamente com Ana Luiza Meirelles, da equipe técnica do Centro Ecológico, Birgitta Wrenfeldt, do Grupo Amigo do centro Ecológico na Rede Terra do Futuro e sua anfitriã Lena Bergström.
Ao todo, o grupo de agricultores e agricultoras era formado por Antônio Ciotta, Jocelei Pntel Forlin e Vilmar Menegatti da região da Serra do RS e Maria Elena Gomes e Luzia, Tobias e Natan Fernandes, do litoral norte do RS.

Algumas das experiências vivenciadas através deste intercâmbio dizem respeito à valorização da biodiversidade local, formas de produzir e comercializar, potencializando as propriedades e diversificando as fontes de renda. Até agora, os relatos vêm sendo feitos informalmente, em conversas com agricultores, consumidores e técnicos. Mas para a primeira quinzena de julho, o núcleo litoral do Centro Ecológico está organizando um Encontro do Agricultor Ecologista, quando o grupo vai contar com detalhes e fotos tudo aquilo que aprendeu e ensinou durante a viagem.

O intercâmbio foi organizado pelo Grupo Amigo do Centro Ecológico na Rede Terra do Futuro. Esta rede apóia iniciativas de desenvolvimento local sustentável em diversos países do terceiro mundo, e desde 1985 tem uma parceria de grande importância para o Centro Ecológico.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br