Notícias
 
( 24/07/2013 ) Cooperativa Aecia comemora 25 anos
 


Com a presença de autoridades e lideranças, foi comemorado no dia 9 de junho de 2013 o aniversário de 25 anos da Cooperativa Aecia de Agricultores Ecologistas.

Formada por 21 famílias ecologistas dos municípios de Ipê e Antonio Prado, a pioneira Aecia serviu como referência para dezenas de associações, grupos e cooperativas de agricultura ecológica na Serra e Litoral Norte do RS.

A comemoração iniciou com uma missa na Igreja Matriz de Antonio Prado, seguida por um almoço ecológico para 500 pessoas no Salão da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes.

Lideranças lembram história da cooperativa

Na abertura do almoço, o prefeito do município, Nilson Camatti relembrou a história da associação que mais tarde viria ser a Cooperativa Aecia.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, falou sobre as medidas projetadas pelo governo federal para incentivar a agricultura familiar ecológica.

A deputada estadual Marisa Formolo entregou uma placa comemorativa aos 25 anos da cooperativa, quando destacou a a luta das famílias de agricultores orgânicos.

A fundadora do Centro Ecológico, a agrônoma Maria José Guazzelli, o coordenador do Núcleo Litoral da ONG e Itair Vígolo, um dos fundadores da Aecia, também relataram como foi o início produção de alimentos sem agrotóxicos na região.

O cardápio planejado com antecedência foi preparado pelo grupo de mulheres da Linha Trinta, no interior de Antônio Prado. Os ingredientes eram de fornecedores certificados.

Participaram associados, familiares, clientes, consumidores e simpatizantes da agricultora ecológica de todo o Estado do RS.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br