Notícias
 
( 15/07/2013 ) Orgânicos na merenda contribuem para o desenvolvimento regional do Litoral Norte do RS
 


Consumindo alimentos sem agrotóxicos produzidos pelos agricultores familiares ecologistas do Litoral Norte e da Serra do RS, mais de 4 mil alunos da rede estadual de Torres estão contribuindo para puxar o desenvolvimento socioeconômico da região.

Segundo o doutor em Sociologia Política Dimas de Oliveira Estevam, a intenção de políticas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Lei da Alimentação Escolar (11.947/2009) é estimular o desenvolvimento local e reduzir o êxodo rural, responsável pela migração e consequente pobreza em outros centros urbanos. Conforme o professor, essas medidas favorecem todo o setor de serviços, bancos,órgãos públicos e supermercados dos maiores centros, que, no caso do Litoral Norte, é Torres.

Organização dos agricultores para cumprir prazos

A aquisição dos alimentos é feita por meio da Cooperativa de Produtores Ecologistas do Litoral Norte do RS e Sul de SC (Econativa). Com sede no município de Três Cachoeiras, a 30 quilômetros de Torres, a cooperativa organiza os fornecedores de modo a cumprir o cronograma de entrega estabelecido pelas escolas.

Um destes produtos é o Açaí da Mata Atlântica, que além do fator nutricional, agrega a questão da recuperação da Mata Atlântica, declarada pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Na Escola Marechal Deodoro, no bairro Vila São João, a polpa do açaí de juçara é servida de uma a duas vezes pro semana, com banana orgânica ou suco de uva orgânico. A auxiliar administrativa Genilce Coelho, responsável pelas compras da escola, observou que o suco é bem aceito pelos estudantes. "O produto é bom, tem vitaminas", destaca Genilce.

Lei da Alimentação Escolar prioriza orgânicos

A lei 11.947/2009 determina que pelo menos 30% da alimentação escolar deve ser comprada dos agricultores familiares, com prioridade aos alimentos ecológicos, sem agrotóxicos.


   
 

Cursos

19/9
22 anos do Conselho das Associações Ecologistas de Ipê e 10 anos da Econativa Serra


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br