Notícias
 
( 22/05/2013 ) Cultivos protegidos chamam a atenção de produtores feirantes do Litoral Norte/RS
 


Estufas que resistem melhor ao vento, sistemas de gotejamento e microaspersão para produzir hortaliças, foram os pontos que mais chamaram a atenção dos agricultores feirantes ecologistas do Litoral Norte em uma viagem técnica para a Serra Gaúcha, no dia 21 de maio.

"O cultivo dentro da estufa, a tecnologia, a irrigação, é o que acho que vale a pena investir", avaliou Vilmar Bock, da Associação dos Produtores Ecologistas do Canto dos Magnus (Apelcam), de Dom Pedro de Alcântara, depois de conhecer os cultivos protegidos na propriedade de Breno Bortolini, em Garibaldi.

"São sistemas simples e baratos para produzir verduras e cada um tem suas vantagens e desvantagens", explicou o técnico Leandro Venturin, do Núcleo Serra do Centro Ecológico, ressaltando que, para dar certo, o modelo de estufa predominante na propriedade visitada "precisa estar muito dentro do esquadro, ser feito por um carpinteiro muito bom."

Mais segurança na produção permite acesso a diversos mercados

Nestas estufas e em outras tipos túnel, são produzidos três tipos de alface, temperos, radite, beterraba e rúcula. O planejamento da produção, com verduras em quatro estágios diferentes de desenvolvimento, permite que Bortolini atenda a feira duas vezes por semana, a merenda escolar e uma rede de supermercados, que, só de rúcula, compra semanalmente 50 caixas com 15 molhos cada.

Além da experiência em plasticultura, o grupo de sete agricultores e duas funcionárias das cooperativas de consumidores Coopet e Ecotorres, visitou a Feira Ecológica de Bento Gonçalves e a Fruteira Ecológica, em Caxias do Sul.

A viagem técnica foi realizada com recursos da organização IAF, por meio de um projeto do Centro Ecológico.

Mais fotos na fan page do Centro Ecológico.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br