Notícias
 
( 08/05/2013 ) Curso capacita agricultores para produção orgânica
 


Com a realização da quarta e última etapa do curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica, na terça-feira, 7 de maio, os municípios de Dom Pedro de Alcântara, Morrinhos do Sul, Torres e Três Cachoeiras, no Litoral Norte do RS, ganharam mais agricultores tecnicamente capacitados a produzir sem agrotóxicos.

Ao longo de quatro terças-feiras seguidas, 21 agricultores trabalharam teorias e práticas agroecológicas, abordando o contexto da agricultura no mundo, visitas a hortas e bananais agroflorestais, manejo da banana, biofertilizantes, conceitos como sucessão vegetal e trofobiose, associativismo e certificação.

"Acho que o curso é bem interessante, bem legal de a gente fazer, aprende muitas coisas novas", avaliou a agricultora Marli Santos Schardosim, do Grupo Ecologista Santo Anjo da Guarda (Gesa). No entanto, o que mais chamou a atenção de Marli, que já era ecologista e estava fazendo o curso pela segunda vez, foi a quantidade de pessoas querendo ser ecologistas. " Acho que aumentou a consciência de que o veneno não é saudável para o meio ambiente e para saúde também".

O curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica foi organizado pela ONG Centro Ecológico e Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara.

A Rede Ecovida de Agroecologia é um espaço de articulação agricultores familiares, técnicos e consumidores dos três Estados do Sul do Brasil em torno das propostas da Agricultura Ecológica.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br