Notícias
 
( 10/04/2013 ) Núcleo da Rede Ecovida discute produção de sementes e mudas orgânicas
 


Grupos ecológicos novos e antigos, membros do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia, discutiram na tarde de terça-feira, 9, em Dom Pedro de Alcântara, formas de abastecer a demanda por sementes e mudas para a produção orgânica. "A importância de o pessoal se preocupar mais com isso é porque o prazo está se esgotando: em janeiro de 2014 só serão certificados os agricultores que usarem mudas e sementes orgânicas", ressaltou o técnico agrícola Cristiano Motter.

Uma das alternativas levantadas durante a reunião é a formação de um pequeno grupo voluntário que será assessorado pelo Centro Ecológico na produção de mudas orgânicas. Segundo a produtora Marta Bergamo, de Torres, os integrantes dos grupos serão consultados para saber qual a melhor reposta para essa dificuldade.

Outro ponto que chamou a atenção da produtora foi a fala do agrônomo Laércio Meirelles reforçando o compromisso da Agroecologia com o ambiente."Ele foi muito feliz ao dizer que temos uma tendência de querermos nos livrar dos problemas de uma forma imediata, sem pensar nas consequências, isso foi bem significativo no momento em que entram pessoas e grupos novos, como o Rio do Terra, de Três Cachoeiras", enfatizou Marta.

A reunião contou com a presença de mais de 60 agricultores e técnicos de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Torres e Três Cachoeiras. De Ipê, na Serra Gaúcha e de Copenhagen, na Dinamarca, estavam as estagiárias do Centro Ecológico, Alinise Longhi e Nanna Clifforth.


   
 

Cursos

21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br