Notícias
 
( 05/04/2013 ) Reunião marca encerramento do estágio de alunos do IFC
 


Uma reunião no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara / RS, na manhã do dia 4 de abril, marcou a conclusão do estágio de 180 horas de cinco estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense de Santa Rosa do Sul/SC, na equipe do Núcleo Litoral do Centro Ecológico. Os estagiários buscaram esclarecer dúvidas sobre a produção e comercialização da banana ecológica, manejo de sistemas agroflorestais, recuperação e manutenção da fertilidade do solo, entre outros assuntos.

Cristiano Motter, coordenador do estágio, falou também sobre as formas de certificação de produtos orgânicos, destacando o trabalho da Rede Ecovida de Agroecologia. Fundada em 1999, a Rede Ecovida adotou um sistema no qual um agricultor é responsável por outros do seu grupo e por outros grupos, no cumprimento da Lei dos Orgânicos. " O agricultor tem que ter um mínimo de conhecimento sobre esse processo de certificação e os técnicos têm que ter essa segurança para passar para os agricultores," explicou o técnico.

O estagiário Leonardo de Souza observou que uma característica bem marcante da Agricultura Ecológica é a organização em grupos. Segundo Motter, essa participação do agricultor no grupo é uma garantia a mais para a produção sem agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Filho de agricultores convencionais, o estagiário Alex Bilibio disse que vive na pele os malefícios desses insumos e por isso pretende, no futuro, bani-los do bananal da família, em Dom Pedro de Alcântara." Vindo aqui para o Centro (Ecológico) meio que sofri um baque, porque aqui eu vi um modo diferente, que pode ser feito de outra forma. Sei que os agrotóxicos prejudicam, prejudicam minha família e vou tentar mudar isso".

José Vitor Silveira de Torres, poderá encontrar menos resistência para eventuais mudanças que quiser implementar. Seu pai é um dos coordenadores do Grupo Ecológico Boa Esperança, de Mampituba/RS. O estudante pretende seguir na Agronomia, com especialização em Agroecologia e avaliou como muito interessante os conhecimentos acessados durante o estágio. "A instituição não dá uma base sobre isso e aqui os materiais disponibilizados e as explicações esclareceram muitas coisas".


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br