Notícias
 
( 17/12/2012 ) Verão Numa Boa com frutas nativas do RS
 


A abertura do Programa Verão Numa Boa, sábado 15 de dezembro, na Prainha, em Torres, marcou a alocação de um maior número de servidores estaduais no Litoral durante o veraneio para atender áreas como saúde e segurança.

Marcou também um momento especial para a Cadeia de Frutas Nativas do RS. Em uma degustação após o lançamento oficial do programa, pelo menos 300 pessoas e até o governador do Estado, provaram receitas doces e salgadas com frutas que, para muitos gaúchos, ainda têm gosto de infância.

"Pensamos que esse trabalho que já vem sendo construído há tempo pelas organizações Cetap (Centro de Tecnologias Alternativas Populares, de Passo Fundo), Centro Ecológico e Anama (Ação Nascente Maquiné) pudesse ter mais visibilidade também como política pública e isso se daria num evento onde o governador estivesse presente", explicou a diretora da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Nelsa Nespolo, sobre a integração das frutas nativas na agenda de lançamento Verão Numa Boa.

Na avaliação de Nelsa, as frutas típicas do RS podem ter um grande impacto na economia local ao agregar renda para os agricultores e para os que trabalham na transformação dos frutos.

Lídia da Rocha Figueira, do empreendimento Encontro de Sabores, é uma das responsáveis por essa transformação. Ela participou do desenvolvimento de diversos produtos com pinhão, guabiroba, araça e butiá. Segundo Lídia, a aceitação é boa por parte de quem gosta de degustar o que é novo e diferente.

Pessoas como a soldado Carina Espíndola, que achou muito bom o bolo de butiá. A agricultora Lucélia Matos, que adorou o suco de açaí de juçara e agora vai tentar usar os frutos das palmeiras em sua propriedade. A cortineira Adriana Carvalho, que amou a chimia e o pão de açaí. Nnhuma delas havia experimentado antes estas receitas. Já a consumidora de produtos ecológicos Fabiane Correa, conhecia o sorvete de açaí de juçara e experimentou o guabiroba: "acho muito bom tanto para o produtor quanto para a população que está tendo acesso a a uma alternativa saudável para se alimentar".

As fotos de Karin da Rosa Jansson podem ser vistas na página do Centro Ecológico no Facebook.


   
 

Cursos

23/7
Jornadas Ecológicas - Roda de conversa com Maria José Guazzelli


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br