Notícias
 
( 23/11/2012 ) Intercâmbio estimula aprendizado de estudantes de escola rural
 


Um intercâmbio cultural com três estudantes suecos parece ter renovado nos alunos e professores de uma escola rural de Mampituba, no Litoral Norte do RS, a vontade de ampliar sempre mais o conhecimento.

Encaminhada por meio da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, na Escola Estadual Martimiano Ferreira Alves, em Roça da Estância, a atividade foi realizada no dia 22, quinta-feira.

“Tem banana lá?” foi uma das primeiras perguntas que Karin da Rosa e os irmãos Jenny e Rikard Ledin ouviram de um estudante, na primeira das três sessões de uma apresentação sobre os hábitos, a cultura, estações do ano, esportes, plantas e animais da Suécia.

Karin é estudante de Ciências Políticas e Sociais e estagiária na ONG Centro Ecológico. Jenny vai começar a estudar Nutrição e Rikard Ledin é estudante de Desenvolvimento Sustentável, tendo estagiado em Ruanda e outros países da África.

Vivências e idiomas estimularam interesse
Essas vivências, os idiomas sueco e inglês, as fotos, garantiram o clima de interesse e a atenção das turmas do 1º ano à 8ª série, que se reuniam de duas em duas na sala digital da escola. “Os estudantes estavam preocupados que eles só falassem inglês, curiosos em conhecer outro país, escutar alguém falando, a pronúncia”, contou a professora Josiane Ramos Lima, para quem a visita estimulou nos alunos a vontade de buscar mais conhecimento, tanto no Inglês quanto em outras disciplinas.

A opinião da estudante Estefani dos Santos Nascimento, confirma o avaliação da professora.” A gente se sente mais estimulada a aprender”, disse a aluna do 6º ano.

Lucas Padilha Scheffer, também do 6º ano, gostou mais dos animais, mas assim como Estefani, acha que aprendeu muito com a apresentação dos suecos.

O intercâmbio foi viabilizado com recursos da Rede Terra do Futuro, da Suécia, que por meio de um projeto do Centro Ecológico apoia o trabalho da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica. A Teia é uma rede com cerca de 50 educadores de mais uma dezena de escolas da rede pública do Litoral Norte do RS.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br