Notícias
 
( 26/09/2012 ) Encontro reforça importância das merendeiras na Educação
 


Palestras com nutricionistas e troca de experiências tiraram da rotina merendeiras de 18 escolas públicas do Litoral Norte na terça-feira, 25, durante o Encontro Sabores e Saberes da Alimentação Escolar, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara.

Promovido pelo Centro Ecológico, com apoio das Secretarias Municipais de Educação de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul e Três Cachoeiras, o encontro regional teve a proposta de reforçar a importância das merendeiras na Educação.

"Somos educadoras, temos que dizer pra eles o que é bom o que não é bom pra saúde. Se na escola eles se alimentam melhor, têm mais aprendizagem", avaliou a merendeira Alvaci da Rosa Schwanck, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa, de Três Cachoeiras.

No entendimento de Lorena Maria da Silva, da Escola Manoel João Machado, de Torres, a alimentação é essencial pra ter uma vida saudável, que é fundamental para aprendizagem, para tudo: "mesmo que tenha professora orientando, é pela merendeira que eles aprendem mais a se alimentar".

Um dos pontos que mais chamou a atenção das participantes foi o uso da polpa do açaí da palmeira juçara na alimentação escolar, que fez parte da apresentação da nutricionista Daniele Galeriano. "Acho que isso é bem importante, saber os benefícios que ele traz para o nosso corpo", disse a merendeira Benta Claudete Alves, da Escola Estadual Martimiano Pereira Alves, de Mampituba.

Segundo a nutricionista Irany Arteche, de Porto Alegre, as antocianinas presentes no açaí podem evitar o surgimento de muitas doenças. " Os processos patológicos iniciam em uma célula tumoral. Se nós tivermos circulando no nosso organismo, mecanismos que bloqueiem essa doença de avançar, podemos passar sem muitas dessas doenças. Então ter sempre as antocianinas presentes na nossa alimentação pode evitar muitas doenças. Por isso é importante a regularidade na ingestão destes compostos."

Antocianina é um antioxidante que combate os radicais livres. Estes radicais livres são produzidos pelo próprio organismo e envelhecem as células.

A Fundação Interamericana (IAF) apoiou a realização do evento.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br