Notícias
 
( 20/09/2012 ) Agricultores e técnicos do Núcleo Litoral Solidário aprendem a produzir sementes
 


Antecipando-se à Lei dos Orgânicos no Brasil, que estabelece dezembro de 2013 como a data a partir da qual serão certificados somente os agricultores que usarem sementes e mudas também orgânicos, o Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida, em parceria com a Anama e o Centro Ecológico, promoveu o Curso Aplicado de Produção Agroecológica e Biodinâmica de Sementes, nos dias 17 e 18 de setembro, no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara.

Em 16 horas de aula, o engenheiro agrônomo Vladimir Ricardo da Rosa Moreira, trabalhou os conteúdos partindo da contextualização da domesticação das sementes, de onde cada uma é originária no planeta e há quanto tempo está domesticada.

Especialista em Agricultura Biodinâmica, o ministrante falou sobre Agroecologia, cultivos consorciados e algumas técnicas de cultivo, até chegar ao tema como produzir sementes para cada tipo de cultivo. Neste ponto, os tópicos discutidos foram seleção, melhoramento, colheita, secagem e armazenamento de sementes.

"Não é possível discutir produção de sementes sem passar sobre todos esses assuntos", explicou o técnico agrícola Cristiano Motter.  

Para o coordenador da comissão de ética do núcleo Paulo Bellé, para além da questão legal, o curso proporcionou conhecimento, visando a independência e autonomia dos agricultores. O agricultor enfatizou que o conteúdo foi extremamente útil. "Certamente vamos precisar realizar em outras oportunidades , e acho indispensável que toda rede (Ecovida), todos os núcleos façam esse belo curso".

A coordenadora do núcleo, Elisabete Silveira enfatizou: “aprendemos em algumas horas segredos muito úteis, que as empresas produtoras de sementes nos escondem. Foi muito bom.”

Foto de Paulo Bellé


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br