Notícias
 
( 12/09/2012 ) Iniciada medição de áreas plantadas com palmeira juçara no Litoral Norte do RS
 


Iniciou mais uma rodada de medições de áreas plantadas com palmeira juçara em propriedades convencionais e ecológicas de Três Cachoeiras, Morrinhos do Sul e Três Forquilhas.

Na quarta-feira, 5, o técnico agrícola do Centro Ecológico Cristiano Motter, visitou a propriedade da família de Cireneu Magnus Schardosin, também no Morro Azul, em Três Cachoeiras. Ali o agricultor plantou, no meio do bananal, 15 mil pés de juçara. "Plantei porque achei bonito. É importante pensar pra frente, mais tarde tirar os cachos pra fazer suco, ganhar dinheiro".

Depois de andar em volta do bananal com um aparelho GPS, Motter calculou que a área com banana e juçara tem em torno de 7 mil e 300 m2. "Estamos tentando promover uma cultura nova, organizar melhor. Por isso é importante medir e fotografar as áreas, o que vai facilitar o registro do plantio depois", explicou o técnico.

As sementes foram distribuídas pela Agroindústria Ecológica Morro Azul. Desde 2010 a agroindústria já distribuiu para 19 agricultores, 137 sacos de 40 quilos cada, com sementes que sobram do processo de despolpa do fruto.

Conforme o tecnólogo em Agroecologia Marcelo Nunes Vieira, a estratégia é incentivar o plantio para no futuro aumentar a produção de polpa do Açaí da Mata Atlântica. "É importante para ampliar o trabalho, manter a espécie, com mais pessoas que vão se engajando, vendo que é possível vender os frutos".

A agroindústria ainda dispõe de muitas sementes para doar aos agricultores interessados.

A medição de áreas com juçara é uma atividade do projeto Ampliação e Consolidação dos Sistemas Agroflorestais na Serra e Litoral Norte do RS, implementado pelo Centro Ecológico e financiado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br