Notícias
 
( 04/09/2012 ) Curso no Litoral Norte mostra como produzir sem agrotóxicos
 


Com a participação de 25 agricultores, consumidores e técnicos dos munícipios de Três Forquilhas, Morrinhos do Sul, Torres e Maquiné, começou na terça-feira, 4, o segundo curso de 2012 sobre Princípios Básicos da Agricultura Ecológica.

Agricultura orgânica cresceu 150% na última década
A parte teórica desta primeira etapa foi ministrada de manhã no Centro de Formação Pastoral, em Dom Pedro de Alcantara, pelo coordenador do Centro Ecológico Laércio Meirelles. O agrônomo falou sobre os fundamentos da agricultura ecológica, a articulação da agroecologia em redes e a evolução do mercado para produtos orgânicos. Segundo a apresentação, na última década a agricultura orgânica cresceu 150% no mundo, as vendas saltaram de 18 para 60 bilhões de dólares.

No Litoral Norte do RS, Meirelles comparou a época em que começou a ministrar cursos com a atual." Entre 1991 e 199, eu sabia nome e sobrenome de todos os agricultores ecologistas daqui, porque eram uns dez ou 15. Agora sei de uns 15 %, porque cresceu, e isso é bom".

Ecologistas e em transição participaram
Odir German, é um dos agricultores que compõem o quadro de crescimento da agroecologia na região. Apesar de produzir orgânico há 17 anos e já comercializar para cooperativas de consumidores, o ecologista de Três Forquilhas pretende participar de todas as etapas do curso." A gente nunca sabe tudo", afirmou. Sobre o futuro da agricultura ecológica, German destacou que o mercado existe, falta mais é organização."Há 10 anos a agricultura orgânica ocupava 200 mil hectares no Brasil e hoje chega a um milhão de hectares. Isso representa um crescimento de 400%, e é bom pra todos: pra quem produz e pra quem consome."

Em transição, o agricultor Euclides de Quadros, do Vale do Maquiné, foi fazer o curso por acreditar que é melhor cultivar a banana ecológica. Eronita Isoppo Boni, também de Maquiné, trabalha com orgânicos há cinco anos e tem a certificação da Rede Ecovida de Agroecologia, mesmo assim, disse que aprendeu mais sobre a respiração das plantas: " a planta precisa do ar que vem por baixo, ela respira através do solo."

Na parte da tarde o grupo visitou a propriedade da familia Fernandes, na comunidade da Raposa, em Três Cachoeiras.

Próximas etapas
As próximas etapas serão nos dias 11 e 26 de setembro e 2 de outubro.

O curso sobre Princípios Básicos da Agricultura Ecológica foi promovido pelo Centro Ecológico com apoio da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN) e IAF.

Os participantes assistiram este programa do Globo Repórter.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br