Notícias
 
( 21/08/2012 ) Professoras da Teia analisam ideias que influenciam a Educação Ambiental
 


Com a assessoria do agrônomo e mestre em Sociologia Rural Alberto Bracagioli, da Emater, as professoras da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica foram convidadas, na tarde de quarta-feira, 15, no Auditório da Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras, a examinar conceitos que se replicam no dia a dia das pessoas, sem que elas se deem conta disso.

Segundo os autores citados por Bracagioli, fatos e comportamentos do passado e do presente são perpetuados por uma matriz composta pelo controle da Economia, Natureza, Autoridade e Política, Gênero/Raça e Sexualidade, Conhecimento e Subjetividade. "A gente tem toda uma memória, que está dentro de nós e é uma estrutura dentro do nosso pensamento que condiciona nossa forma de ver o mundo. Não mudar essa estrutura é como se maquiar, mudar o cabelo, mas a pessoa continuar a mesma", comparou Bracagioli.

Um exemplo simples de como alguns conceitos são reproduzidos sem que se pense sobre eles, foi citado pela diretora da Escola Baréa, Maura Monteiro. "A gente tem que pensar, por que tem que fazer desse jeito? Algumas coisas do dia a dia da escola, como o sinal que parece de fábrica, a gente nunca pensou o por quê. Vamos conversar sobre isso agora."

Para o graduando em Biologia Francis Custódio, os educadores, mais que as outros profissionais, precisam estar alertas a esse controle da subjetividade humana: "a gente tem alertar o uso indevido dos meios de comunicação para induzir a um padrão de sociedade tido como normal."

A palestra de Alberto Bracagioli foi a 25ª Etapa de formação da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, organizada pelo Centro Ecológico, Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e Prefeitura Municipal de Três Cachoeiras. As atividades da Teia têm o apoio da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza, por meio do projeto Cultivando nosso clima, implementado na região pelo Centro Ecológico.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br