Notícias
 
( 13/08/2012 ) Professoras visitam sistema agroflorestal em Mampituba
 




Em Mampituba, no Litoral Norte do RS, onde 850 famílias dependem cultivo da banana, um grupo de professoras das escolas Martiminiano, Afonso Bedinot e Élio de Matos observou em uma saída a campo na quinta-feira, 9, as diferenças entre o sistemas de produção convencional e o agroflorestal.Além dos dois tipos de bananal, o grupo visitou o Museu da Estância e a Cascata dos Borges.

A proposta da agenda organizada pelo Centro Ecológico, Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica e Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Turismo, era oferecer às professoras a oportunidade de reconhecer o ecossistema local e o potencial do turismo rural sustentável.

"As questões ambientais trabalhadas nesta saída a campo são ferramentas de trabalho utilizadas pelo turismo sustentável", explicou o turismólogo Francisco Reis, que acompanhou o grupo.

Para a diretora da Escola Afonso Bedinot, Lucélia Lummertz, uma das informações mais relevantes da visita foi a produção de banana em sistema agroflorestal: "conseguimos ver a questão da agrofloresta, que está em harmonia com a natureza", relatou Lucélia, que agora vai estudar com as professoras, formas de passar esses conhecimentos para os alunos.

Essa atividade foi viabilizada com recurso de projetos implementados pelo Centro Ecológico com apoio da Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN) e IAF.

Município tem famílias certificadas

Através do Sistema Participativo de Garantia da Rede Ecovida de Agroecologia, a produção de banana de 18 famílias de Mampituba está certificada como orgânica.


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br