Notícias
 
( 06/07/2012 ) Parceria entre Fecovinho e Centro Ecológico busca viabilizar agricultura familiar da Serra Gaúcha
 


Em encontro com as equipes técnicas Serra e Litoral do Centro Ecológico, em Antonio Prado, na quinta-feira, 5, o diretor executivo da Federação das Cooperativas Vitivinícolas do RS (Fecovinho), Helio Marchioro, reforçou que estratégia da entidade vai além da uva. " O novo projeto Fecovinho é altamente preocupado em viabilizar a agricultura familiar".

Estabelecida em 2009 e oficializada no ano passado, a parceria entre a Fecovinho e o Centro Ecológico visa diversificar a produção familiar a partir do cooperativismo.

Segundo o técnico Leandro Venturin, do núcleo Serra da ONG, a federação tem um entendimento da situação da vitivinicultura e da agricultura familiar na região, e o Centro Ecológico, a experiência na metodologia de abordagem dos temas técnicos, sociais e de associativismo necessários para incidir de forma positiva nas propriedades familiares.

Para um dos principais articuladores dessa parceria, o padre Remi Gottardo Casagrande, é possível fazer a agricultura familiar da região voltar a produzir bem, organizada em entidades abertas ao que está acontecendo no mundo: "se existe uma possibilidade concreta de mudar a agricultura é a agricultura ecológica", garantiu o padre Remi.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br