Notícias
 
( 26/06/2012 ) Diretora do Departamento de Incentivo à Economia Solidária destaca importância da EcoTorres
 


Em visita à Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres (Ecotorres), no final da manhã de terça-feira, 25, a diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol) da Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Nelsa Fabian Nespolo, informou que a comercialização em pontos de venda como a Ecotorres são uma estratégia na qual o governo do Estado do Rio Grande do Sul deseja avançar."A organização, a comercialização, são muito importantes para poder viabilizar a produção, e também fazem uma interrupção direta com o consumidor, para que ele pense no que ele consome, no que ele leva pra sua mesa, no que ele veste. Então ter esses pontos como a Ecotorres é fundamental".

A proposta da agenda de Nelsa era apresentar para a administração municipal as estratégias adotadas para o fortalecimento de seis cadeias produtivas do Estado, com ênfase na reciclagem de garrafa Pet e uma avaliação do potencial de aproveitamento das frutas nativas. "A gente quer construir isso junto junto com as organizações que já trabalham com frutas nativas, para ver quais a gente vai priorizar aqui na região."

Outro destaque da agenda foi a possibilidade de instalar na cidade um pólo do plástico mole, com reciclagem das sacolas plásticas, para produzir canos e forro interno de casas imitando madeira." Dá um material belíssimo, a partir de um plástico um tanto desvalorizado", disse a vereadora Lu Fippian, que articulou a visita da diretora em uma visita à Capital.

Depois da visita à cooperativa, a diretora almoçou com representantes da ONGs Onda Verde, Centro Ecológico e Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap, de Passo Fundo/RS) e da cooperativa EcoTorres. O almoço ecológico foi na propriedade da fornecedora de sucos orgânicos Marta Bergamo, no bairro Centenário, em Torres.

A foto é na propriedade de Marta Bergamo.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br