Notícias
 
( 14/06/2012 ) Economía Verde - nova publicação em Boletins Informativos
 


A publicação Economía Verde - El asalto final a los bienes comunes traz informações que a sociedade precisa conhecer a respeito do tema, que, ao que tudo indica, vai dominar as discussões na Rio+20.

Diante da crise climática que resulta de uma crise ambiental geral, aqueles que detêm o poder para buscar soluções possíveis parecem incapazes de fazê-lo. As negociações internacionais giram em torno de falsas promessas, dentre estas a de uma economia verde.

Esta nova possibilidade negócios, dedicada quase que exclusivamente a atividades relacionadas à geração de energia a partir de outras fontes que não o petróleo, agora inclui a comercialização de toda a Natureza (água, biodiversidade, terra, ar, beleza cênica) e todas as atividades econômicas decorrentes dos esforços alegados para mitigar a mudança climática e a degradação ambiental.
Todos os grandes atores globais, assim como um número crescente de fundos de investimento nas mudanças climáticas - tanto públicos quanto privados -, com apoio do Banco Mundial, FMI e bancos regionais de desenvolvimento, têm elaborado documentos destacando se as grandes oportunidades de negócios criadas pelas mudanças climáticas e a deterioração ambiental. A esses se soma o trabalho de governos e agências das Nações Unidas, especialmente o PNUMA, FAO e UNCTAD.
O Centro Ecológico integra a Aliança Biodiversidade, que junto com o Movimento Mundial pelos Bosques Tropicais (WRM) e Amigos da Terra América Latina e Caribe (ATALC) são responsáveis pela publicação.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br