Notícias
 
( 25/05/2012 ) Núcleo Litoral Solidário vai ao Encontro da Rede Ecovida em Florianópolis
 


Professores, agricultores, técnicos e consumidores de organizações ligadas à Agricultura Ecológica do Litoral Norte do RS estarão em Florianópolis nos dias 28, 29 e 30 de maio, para o 8º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia. Ao todo, 55 representantes do Núcleo Litoral Solidário vão para o evento que será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Participando pela primeira vez de um encontro ampliado, o coordenador da Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres, José Alberto Johann, espera trocar conhecimento: ”vou levar algo do nosso trabalho como cooperativa de consumidores , buscar contatos de produtores, para poder vender na Ecotorres."

Na Praça da Cidadania, no campus da universidade, agricultores da região terão uma banca na Feira de Saberes e Sabores, junto às bancas dos outros 24 núcleos da rede. "O grupo Gesa ( Grupo Ecologista do Santo Anjo da Guarda) vai levar banana, a Anama ( ONG Ação Nascente Maquiné) vai levar panifícios e o Elias ( Strege Evaldt) e o Izaías ( Becker, da Agroindústria Morro Azul), vão levar polpa de açaí e também fazer suco na hora", informa o gestor ambiental Cristiano Motter, da ONG Centro Ecológico.

A Feira de Saberes e Sabores contará com a criatividade de chefs de cozinha do movimento Slow Food. Os mestres-cuca vão mostrar com quantos ingredientes da agrobiodiversidade se faz um cardápio nutritivo e saboroso.

No Centro de Cultura e Eventos da UFSC serão realizados os seminários Sistemas Agroflorestais, Insumos e poder na Agroecologia, Comercialização da produção agroecológica e Sistemas Participativos de Garantia. A agricultora Luzia Fernandes não sabe ainda a qual seminário vai assistir: "na hora vou decidir".

O 8º Encontro Ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia terá ainda 35 oficinas sobre temas que vão desde estratégias para conservação das variedades crioulas de sementes até técnicas de bioconstrução e programação cultural.

Mais informações no site da rede.

Fotos do 7º Encontro Ampliado em Ipê/RS em 2009

O que é a rede
A Rede Ecovida de Agroecologia é um espaço de articulação da agricultura ecológica nos três estados do Sul do Brasil. Uma de suas principais conquistas ao longo de 14 anos de atuação foi o reconhecimento do selo de certificação orgânica através do Sistema Participativo de Garantia ( SPG). Por causa deste sistema de certificação, o Centro Ecológico é frequentemente convidado a apresentar esta experiência em todas as regiões do Brasil e em outros países, como Espanha, Itália, Suécia e Uruguai, entre outros.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br