Notícias
 
( 23/05/2012 ) Sacola literária leva leitura sobre consumo sustentável para famílias da comunidade do Chimarrão
 


Na comunidade do Chimarrão, em Três Cachoeiras, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Ferrari escolheu trabalhar o tema Consumo sustentável e Leitura. O lançamento do projeto foi na manhã do dia15 de maio.

"Cada turma recebeu a “Sacola Literária” que levará leitura, diversão e informação a todos os lares dos alunos da Escola Ferrari", informou a diretora Aline Schwanck.

O projeto vai trabalhar ações como coleta seletiva e reciclagem, consumismo, incentivo aos programas ”Nota Premiada” da prefeitura municipal, reciclagem de nutrientes e alimentos, lixo orgânico como adubo para horta, a importância de ter uma horta em casa e também a leitura de mundo como um recurso necessário à atuação sobre a realidade.

O diretor de Departamento Municipal Meio Ambiente, Sidilon Mendes, falou sobre a importância de consumir alimentos da biodiversidade na merenda e da relação do alimento com o consumo sustentável: " no momento em que se ingere um alimento da biodiversidade, como o açaí da palmeira juçara, a gente está ingerindo toda energia da floresta, que se transforma no nosso corpo. Por outro lado, se proporciona renda para o agricultor que cuida do meio ambiente".

A Escola Fernando Ferrari faz parte da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, que neste ano trabalha como tema gerador o consumo responsável, dentro de uma campanha das organizações latino-americanas e do Caribe que fazem parte da Rede Terra do Futuro, da Suécia, dentre estas, a ONG Centro Ecológico.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br