Notícias
 
( 09/05/2012 ) Agricultores concluem curso de agricultura ecológica no Litoral Norte
 


Para 22 agricultores dos municípios de Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do sul e Três Cachoeiras, as quartas-feiras entre 18 de abril e 9 de maio foram longe da roça. Nestes dias, o Curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica, realizado no Centro de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, trabalhou as técnicas utilizadas para que o uso de agrotóxicos seja desnecessário.

“O curso foi sobre como e por que não usar veneno e todos os benefícios ambientais que isso significa: preservação da água, solos. Benefícios sociais como a produção de alimentos limpos e consequências econômicas, como menor custo de produção para o produtor e melhor inserção no mercado”, explicou o coordenador do Centro Ecológico Laércio Meirelles.

Maioria dos participantes está começando

A maioria dos participantes era de agricultores que estão iniciando na Agricultura Ecológica, como Ivan Hahn Schwanck, da comunidade do Morro Azul, em Três Cachoeiras, que há um ano deixou de usar veneno. “ Quem quer ser ecologista tem que participar do curso. Participei porque preciso”

“Todo pessoal está começando. Muitos já tinham deixado de usar veneno, mas não tinham participado de uma etapa de formação” , informou o técnico agrícola e gestor ambiental Cristiano Motter. Para Motter, os agricultores participaram bastante, fazendo perguntas e trazendo suas experiências para sala de aula

Na opinião de Jadilson Policarpo Ricardo, do Grupo Ecológico Santo Anjo da Guarda (Gesa), o curso foi fundamental, porque prepara a pessoa para produzir alimento ecológico.

Certificação Participativa
O último módulo foi sobre certificação, o processo que garante que um produto é o que ele diz que é. Nesta parte Laércio apresentou as três modalidades de certificação, entre estas a Certificação Participativa, da Rede Ecovida de Agroecologia, atestada por um Sistema Participativo de Garantia (SPG).

O curso teve duração de 32 horas, assessoria técnica do Centro Ecológico e apoio da Rede Ecovida.

Assista o vídeo Por que não usar veneno? gravado no primeiro dia de aula do curso.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br