Notícias
 
( 18/04/2012 ) Primeiro módulo de curso no Litoral Norte trata sobre fundamentos da agricultura ecológica
 


Com a participação de agricultores que já estão fazendo ou querem fazer agricultura sem o uso de agrotóxicos, iniciou na manhã do dia 18 de abril, no Centro Regional de Formação Pastoral em Dom Pedro de Alcântara, o Curso Princípios Básicos da Agricultura Ecológica.

De acordo com o agrônomo Laércio Meirelles, assessor do curso, esta primeira etapa seria dedicada principalmente à investigação do que acontece em termos de solo e qualidade das plantas, quando se opta pela agricultura ecológica, comparando com a convencional ( que usa adubos químicos e agrotóxicos).

"Há uns 15, 20 anos, era boa a convencional, mas agora o preço da banana está muito baixo", disse o agricultor Juares Selau, da comunidade Fundo da Perdida, em Morrinhos do Sul. "O agricultor tá pobre e o intermediário rico", completou a agricultora Zilá Jorge Cardoso, do Grupo Ecológico Santo Anjo da Guarda, de Três Cachoeiras.

Para Meirelles, essa história não é contada somente no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, mas sim em todos os lugares do mundo:"com o adubo, os venenos, o agricultor produz no inicio que parece um milagre. Depois vêm os problemas, começa a produzir menos e precisar de mais insumo".

O Curso Principios Básicos da Agricultura Ecológica é destinado principalmente para os agricultores que fazem parte do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia e terá mais três módulos, de oito horas. O próximo módulo será no dia 25 e abordará manejo de solos.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br