Notícias
 
( 18/04/2012 ) Merendeiras de Arroio do Sal conversam com escola de Três Cachoeiras sobre o Açaí da Mata Atlântica
 


Merendeiras de cinco escolas municipais de Arroio do Sal participaram na manhã de quarta-feira, 18, de uma conversa na Escola Fernando Ferrari sobre o Açaí da Mata Atlântica na alimentação escolar.

Ao relatar a bem-sucedida introdução de um produto da biodiversidade local na merenda da escola, a diretora Aline Nascimento Schwanck destacou o trabalho das professoras e da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica neste processo."Resistências existem: nossas, do poder público, das merendeiras. Por isso tem que ter um grupo que abrace para dar certo", explicou a professora.

Depois da conversa, o grupo experimentou a batida da polpa do açaí da palmeira juçara com banana orgânica. "Gostei, acho que os alunos aprovariam", avaliou a merendeira Marisa Oliveira Dias, da Escola Raimundo Fernando de Oliveira, em Areias Brancas.

Segundo a nutricionista da Secretaria de Educação de Arroio do Sal, Vera Ramos Barcellos, que demandou o encontro, a intenção de colocar o açaí na alimentação dos estudantes de Arroio do Sal se deve ao alto valor nutritivo e à questão da preservação ecológica incentivada pelo produto.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a ONG de assessoria técnica Centro Ecológico implementa projetos para promover o cultivo e comercialização do açaí da palmeira juçara com apoio da Heifer Internacional e Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSPN).


   
 

Cursos

5/12
Encontro Estadual da Cadeia de Frutas Nativas
11/12
Encontro de Mulheres do Litoral


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br