Notícias
 
( 15/03/2006 ) Agricultores do litoral norte preparam-se para intercâmbio da Rede Terra do Futuro
 


Helena e Stefan von Bothmer, o filho Benjamin de 14 anos e a filha Siri, 12, vivem em uma ilha bem ao sul da Suécia chamada Koster. Sua propriedade tem 8 hectares, onde eles cultivam uma horta com cenoura, brócolis, tomates, verduras , dentro do conceito da permacultura – permanent agriculture. Só não podem cultivar bananas, abacaxis, e outras culturas que não têm sementes que sobrevivam ao frio.
Luzia e Tobias Fernandes e o filho Natan de 11 anos, vivem na comunidade da Raposa, município de Três Cachoeiras, no litoral norte do Rio Grande do Sul. Sua propriedade tem menos de 4 hectares, onde eles cultivam, junto com o casal Paulo e Terezinha, (ele é irmão do Tobias e ela irmã da Luzia) cenouras, morangas,aipim, inhame, verduras, bananas e outras culturas que não resistiriam ao frio escandinavo.
Em comum, as duas famílias têm o amor pela Terra, pela vida que brota do solo rico em matéria orgânica. Mais ainda, estes agricultores e agricultoras estão participando de um intercâmbio promovido pelo Grupo Amigo do Centro Ecológico na Rede Terra do Futuro.
Em novembro de 2005, a família von Bothmer visitou a família Fernandes, onde vivenciaram o dia-a-dia da agricultura ecológica no sul do Brasil. Lena Bergström, que vive em uma propriedade de 800 hectares, mais ao norte da Suécia, esteve visitando Maria Elena Gomes, que mora no Morro do Forno, também no litoral norte do RS.
Agora está chegando o momento de Maria Elena, Luzia, Tobias e Natan, retribuírem a visita: no dia 16 de maio, partem para a Suécia, onde vão conhecer o trabalho da família Von Bothmer e Bergström.
Mas enquanto na Suécia o inglês é um idioma falado por quase todas as pessoas, no Brasil, ainda é privilégio de poucos. Por esta razão, a professora Liége Barbosa, do Yazigi Torres, organizou um curso preparatório gratuito para os participantes do intercâmbio.
A primeira aula foi no dia 15 de março, exatamente dois meses antes da viagem. “O grupo demonstrou que vai aprender muito nestes dois meses”, disse Liége, satisfeita com o desempenho de seus novos alunos.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br