Notícias
 
( 21/03/2012 ) Dia Mundial da Água marca Campanha Consumo Responsável
 


Vinte e dois de março, Dia Mundial da Água, as organizações latino-americanas e do Caribe que fazem parte da Rede Terra do Futuro, estarão conectadas com as diferentes manifestações pela conservação e uso sustentável da água.

A data foi eleita por estas organizações para marcar a Campanha Consumo Responsável. Iniciada em setembro de 2011, a campanha foi pensada para divulgar os impactos  positivos do consumo consciente sobre a sociedade, os ecossistemas e o futuro do planeta.

Uma das ações da campanha iniciou no dia 8 de março no Equador. Os movimentos sociais e indígena partiram do Sul do país em uma marcha pela vida, água e dignidade dos povos e amanhã, chegarão à capital Quito para apresentar propostas aos setores sociais e ao governo nacional. Entre as reivindicações está a criação de uma lei justa equitativa para o uso da água.

Os blogs Comunamazonica, Ecuanari e Conale mostram mais informaçoes e fotos da marcha do Equador.

No site
Rede Amigos de la Tierra, podem ser acessados artigos, vídeos e podcasts sobre a relação entre bens consumidos e o consumo de água. Cada produto, para ser produzido e comercializado, demanda uma determinada quantidade de água. É a chamada pegada hídrica, em que um copo de 200 ml de leite necessita de 200 litros de água, uma xícara de café, 140 litros, e assim por diante.

Em fevereiro, a campanha lançou este
clipe para marcar o Dia Mundial da Água.

Organizações da Rede Terra do Futuro na América Latina e Caribe

Fundação Projeto Pereira (Argentina). Terrazul, GrupoEco, Cetap, Centro Ecológico, Cepema, AmaGravatá, CDDH, (Brasil).  Kawsay (Bolívia). Centro Fátima , Kawsay (Equador). CEDAP, Non Nete (Peru), Ecobarrial,  IEP (Chile), REDES-Amigos de la Tierra, CEUTA, Ecocomunidade (Uruguai).


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br