Notícias
 
( 01/03/2012 ) Entrevista com diretora da Fase destaca agenda alternativa da Cúpula dos Povos à Rio+20
 


Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20 -, organizações da sociedade civil estarão reunidas no aterro do Flamengo, no centro da cidade, participando da Cúpula dos Povos. A programação com debates, plenárias e oficinas será aberta a todos que quiserem participar, sem necessidade de credenciamento.

Em uma entrevista concedida ao Instituto Humanitas Unisinos (IHU), a diretora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - Fase -, Fátima Mello, fala sobre a agenda alternativa à conferência oficial no Riocentro, que, segundo ela, está focada somente na discussão de economia verde proposta pelas Nações Unidas e corporações: "Se olharmos o documento chamado "rascunho zero” da ONU, a seção sobre economia verde coloca toda a crença de que o mundo será salvo pelas novas tecnologias, que a tecnologia salvará o mundo. Isso é uma mentira. As novas tecnologias podem aprofundar as desigualdades no mundo se forem conduzidas do jeito que estão sendo, pelos interesses das grandes corporações. Essa é a nossa primeira crítica, contundente, às propostas de economia verde dominantes."

Fátima, que também é membro do comitê facilitador da sociedade civil para a Rio+20, destaca que o evento no aterro será um espaço de experimentação e visibilização concreta de práticas que queremos ver no mundo: a alimentação virá da agricultura familiar e camponesa, haverá um espaço de mídia digital livre, trocas aceitas por meio da economia solidária, geração de energia limpa e o tratamento do lixo ficará a cargo do movimento dos catadores.

A entrevista está no site do Instituto Humanitas Unisinos.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br