Notícias
 
( 27/05/2004 ) Feira Ecológica Lagoa do Violão é ponto de encontro e informação.
 


Inaugurada em 13 de dezembro de 2003, a Feira Ecológica Lagoa do Violão, em Torres, litoral norte do Rio Grande do Sul, vem se consolidando como ponto de encontro de ambientalistas, políticos e pessoas de expressão envolvidas com o cultivo, circulação e comercialização de alimentos limpos.

Em quase seis meses de atividade, a Feira já recebeu visitas como as de Alberto Pipo Lernoud, vice-presidente do IFOAM, Maria Calzada- empresária do El Rincón Organico de Buenos Aires, a deputada federal Maria do Rosário e políticos locais.

Duas exposições fotográficas, dicas sobre alimentação com a nutricionista Josiane Paz da Silva, ações pela rotulagem de alimentos transgênicos e em favor dos direitos das mulheres foram algumas promoções organizadas pelo Centro Ecológico com o apoio de parceiros como o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Urbanas -MMTU- Movimento das Mulheres Camponesas - MMC e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A ONG ambientalista Onda Verde também sempre se faz presente, com a venda de camisetas em prol da recuperação da Lagoa do Violão.

O grande destaque fica por conta da participação dos consumidores e consumidoras, trocando receitas, idéias, sugestões e, é claro, reclamações. Uma das queixas mais freqüentes diz respeito à falta de produtos que não são da época. No mercado convencional pode-se encontrar tomate em junho e laranja em janeiro. Na Feira Ecológica a diversidade obedece à sazonalidade e nem todos aceitam esta limitação imposta pela própria natureza.

A Feira Ecológica Lagoa do Violão resultou da articulação do Centro Ecológico com a Secretaria da Agricultura, Prefeitura e Emater Torres, e recebeu o apoio da Ulbra Torres, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Cachoeiras, Prefeitura de Morrinhos do Sul e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br