Notícias
 
( 14/12/2011 ) Especialistas de Cuba visitam agroindústrias ecológicas no Rio Grande do Sul
 


Dois engenheiros e uma química de Cuba estiveram no Litoral Norte do Rio Grande do Sul nos dias 12 e 13 de dezembro para conhecer os processos de produção e comercialização de polpa de açaí de juçara, passa de banana e sucos, implementados com a assessoria técnica do Centro Ecológico.

Em seu país, os especialistas Rogers Gonzalez, María Magdalena Suárez Vega e Esperanza Martínez Cabrera, coordenam projetos de instituições ligadas ao Ministério da Agricultura e Ministério do Açúcar para promover o trabalho das cooperativas produtoras de açúcar orgânico certificado e frutas tropicais desidratadas.

"É muito interessante conhecer os projetos planejados aqui e nos dá uma pauta para poder consolidar os nossos projetos e das famílias ecológicas", disse Esperanza Cabrera depois de cumprir o roteiro que incluiu visitas a uma propriedade ecológica, duas agroidústrias e duas cooperativas de consumidores de produtos ecológicos.

" São projetos semelhantes aos que estamos trabalhando em Carlos Baliño, na região central do país, onde estamos desenvolvendo uma linha de produção de frutas desidratadas e também linhas de minidoces feitos com açúcar orgânico certificado", avaliou a engenheira María Magdalena Suárez.

A agenda do grupo continuou com visitas técnicas à Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, (Ecocitrus), a agroindústrias assessoradas pelo Centro Ecológico na Serra do Rio Grande do Sul e à Feira Ecológica de Caxias do Sul.



Foto: visita à Agroindústria Morro Azul em Três Cachoeiras, Litoral Norte / RS


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br