Notícias
 
( 07/12/2011 ) Pesquisa de agência do governo revela contaminação dos alimentos por agrotóxicos
 


Atualizada em 13 de dezembro

Pimentão, morango e pepino são os piores. A seguir vêm a cenoura e a alface. Mas beterraba, abacaxi couve e mamão também não escaparam da contaminação por agrotóxicos revelada nos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos (Para) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os dados começaram a ser divulgados no dia 6 de novembro.

" A abordagem é sempre assim, de que foi uso indevido, descontrolado, que que o agricultor não sabe usar", observou a agrônoma Maria José Guazzelli.

Foram analisados em laboratório amostras de 18 tipos de alimentos e em 28% destas havia agrotóxico em excesso ou não autorizado para aquele cultivo.

No caso do pimentão, que no PARA de 2009 também obteve nota máxima em termos de contaminação, mais de 90% das amostras apresentaram problemas. Nas amostras de cenoura, 50% estavam contaminadas. Cinquenta e cinco por cento das amostras de alface apresentaram irregularidade.

Este vídeo do Jornal Nacional traz depoimentos sobre as consequências do uso dos venenos para consumidores e agricultores. Neste, o tema principal é agrotóxico mais usado no País e que causa danos ao sistema nervoso.

A matéria Contaminação por agrotóxicos persiste em alimentos analisados pela Anvisa pode ser lida no site da agência.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br