Notícias
 
( 04/11/2011 ) EcoTorres leva ideia de cooperativa de consumidores para encontro agroecológico na Colômbia
 


Em um encontro que reuniu mais de 500 produtores e pesquisadores de 19 países da América Latina e Caribe no Centro Cultural de Cali, na Colômbia, entre os dias 13 e 17 de outubro, o coordenador da Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos de Torres ( EcoTorres), José Alberto Johann, era o único representante dos consumidores e do Brasil.

"Eles têm cooperativas e associações de produtores, para vender em mercados ou feiras, mas ficavam surpresos e achavam muito boa a ideia de consumidores se organizarem para ter acesso a produtos de agricultores locais".

Além da participação nas palestras do evento - denominado 7º Encontro Latinoamericano e do Caribe de Agricultura Ecológica -, o coordenador visitou a Feira Latinoamericana y del Caribe de Productores y de Comercio Justo na praça são Francisco e uma propriedade de 13 hectares que estava degradadada e está sendo recuperada com sistema agroflorestal.

"Dali a família se alimenta e com excedente alimenta muitas outras famílias vizinhas. Ficou muito claro para mim que a agricultura ecológica de via familiar é o caminho para solucionar a crise alimentar e a crise climática. Antes tinha dúvidas como a agricultura ecológica poderia alimentar sete bilhões de pessoas. Agora tenho certeza que é o único jeito," garantiu Johann.

Relatos e fotos em www.betojohanntm.blogspot.com.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br