Notícias
 
( 03/01/2006 ) Feira da Economia Solidária movimentou o centro de Torres/RS
 


Ainda é cedo para afirmar que a Feira da Economia Solidária - realizada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2005, na Praça XV, já inscreveu seu nome no calendário oficial de eventos do município de Torres, no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Mas se fosse pela opinião dos expositores e centenas ( pelo menos 1.500) de consumidores que participaram, o evento seria realizado durante um mês inteiro, ou pelo menos em todos os finais de semana da temporada de veraneio, que começa agora em dezembro e se estende até março.
Além da intensa circulação de pessoas- ” sem alternar horários de pico com horários vazios”, como disse Debora Lupim, da Cootav, o que impressionou foi o interesse por produtos de origem ecológica familiar: sucos, vinhos, farinhas, grãos, em sua grande maioria desconhecidos do público presente.
Outro efeito positivo da Feira da Economia Solidária foi o reconhecimento mútuo da existência deste tipo de empreendimento na região do litoral norte do Rio Grande do Sul e no Sul de Santa Catarina, tanto entre os grupos, associações e cooperativas, que assim se reconheceram, quanto para os consumidores.
André Gonçalves, da equipe técnica do Centro Ecológico, destacou a importância da Feira para mostrar o potencial das redes de economia solidária no sentido de gerar inclusão social, emprego e desenvolvimento local, num contexto global de exclusão social. Outro fato que chamou sua atenção foi que em uma feira como essa abriu uma porta para superar a barreira existente entre rurais e urbanos, entre quem produz e quem consome, aproximando- os como atores da economia e do mercado.

A Feira da Economia Solidária foi o fechamento da Semana da Economia Solidária, que começou no dia 28 de novembro, com mini-palestras para os estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos – das Escolas Justino Alberto Tietbohl e Jorge Lacerda, ambas em Torres.


A Feira da Economia Solidária foi organizada pelo Centro Ecológico, em parceria com a Prefeitura Municipal de Torres, com a colaboração da Rede Terra do Futuro - Framtidsjorden - da Suécia, e o apoio da Petrobras/Programa Petrobras Fome Zero.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br