Notícias
 
( 05/09/2011 ) Estudantes aprendem a colher e processar o açaí da palmeira juçara
 




Os estudantes da Escola Fernando Ferrari, na comunidade do Chimarrão em Três Cachoeiras, conhecem a batida de açaí com banana ecológica desde setembro de 2009. Na sexta-feira, 2, duas turmas do 6o ano e três professoras aprenderam a colher,selecionar, despolpar e processar os frutos da palmeira juçara - o açaí do Sul.

A atividade faz parte de um projeto pedagógico da escola denominado Semeando boas ideias colhendo qualidade de vida, que inclui nos objetivos o conhecimento dos benefícios do fruto da juçara para a saúde e para a Mata Atlântica.

Os cachos foram coletados sob a orientação do técnico agrícola Cristiano Motter, na propriedade de Acelino e Alexandre Fajardo, no Caravaggio, outra comunidade do município. "O Cristiano falou também que devemos sempre deixar uma parte para os passarinhos, especialmente os maiores. O açaí é um dos principais alimentos dos sabiás, bem te vis, saracuras, tucanos. Então se tiver quatro cachos, por exemplo, tirar dois para dois ficarem para os passarinhos," recordou a professora Inês Gonçalves Flores.

A seleção dos frutos, despolpamento e processamento foram feitos no refeitório da escola, onde agricultor ecologista Izaías Bencke Becker da Agroindústria Morro Azul, falou sobre a importância do envolvimento dos estudantes e das professoras com o estimulo a produção do açaí de juçara.

Semeando boas ideias integra projeto da Teia de Educação Ambiental
O projeto Semeando boas ideias colhendo qualidade de vida foi criado pelas professoras da Escola Fernando Ferrari a partir do planejamento anual da Teia de Educação Ambiental Mata Atlântica, uma rede de educadores do Litoral Norte do RS e Sul de SC.

Projeto do Centro Ecológico apoia e promove a produção do fruto
Nesta região, o Centro Ecológico implementa o projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e preservação da Mata Atlântica. Com recursos do Banco Mundial, este projeto busca promover e apoiar iniciativas de cultivo, processamento, comercialização e divulgação do açaí da Euterpe edulis, a exemplo desta oficina organizada pela Escola Fernando Ferrari.

Informações sobre a interação da fauna com o açaí de juçara
Na tese de doutorado Aspectos Etnoecológicos e Ecofisiológicos de Euterpe edulis o autor Rodrigo Favreto descreve a interação da fauna dispersora de sementes na Mata Atlântica com os frutos da palmeira juçara.


   
 

Cursos

26/9
Curso Princípios Básicos de Agricultura Ecológica - em cinco etapas
2/10
Plenária da Rede Ecovida de Agroecologia


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br