Notícias
 
( 16/08/2011 ) Oficina capacitou associadas da Amadecom a trabalhar com o açaí da palmeira juçara
 




Uma oficina teórica e prática realizada na agroindústria da Associação das Mulheres Agricultoras Comunitárias para o Desenvolvimento de Três Forquilhas (Amadecom) na quinta-feira, 11, capacitou as associadas a trabalhar com os frutos de uma espécie de árvore fundamental para a Mata Atlântica.

¨Aprendemos como colher, higienizar e despolpar os frutos da palmeira juçara para produzir polpa e poder fornecer para o mercado, inclusive da alimentação escolar, explicou a agricultora e liderança Celi Aguiar Machado.

Além da capacitação, a oficina promoveu a cooperação entre a Amadecom e a Associação Içara de Maquiné. ¨A gente vai se organizar para trabalhar junto, já que a Içara não tem agroindústria¨, disse o agricultor ecologista Amilton Munari, que produz de 500 a 700 quilos de polpa por safra a partir de produção própria e de frutos comprados de outros agricultores.

Inaugurada em setembro do ano passado, graças à doação do terreno por um casal vizinho e ao apoio da organização Share e do projeto Produção de Açaí para Geração de renda e Preservação da Mata Atlântica, a agroindústria da Amadecom foi construída de forma a causar o menor impacto ambiental possível na localidade de Boa União. Desde junho a edificação está habilitada de acordo com as normas da Vigilância Sanitária.

O projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica está sendo implementado pela ONG Centro Ecológico com recursos do Banco Mundial.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br