Notícias
 
( 19/07/2011 ) Arraial ecológico recebeu nova coordenação de cooperativa de consumidores no Litoral Norte do RS
 




Um arraial ecológico movimentou o calçadão de Três Cachoeiras na tarde de sexta-feira, 15. Promovido pela Cooperativa de Consumidores de Produtos Ecológicos do município, o evento ofereceu versões orgânicas de quitutes tradicionais das festas julinas e recebeu a nova coordenação da Coopet.

A iniciativa dos gestores que se despediam atraiu associados, vizinhos e lideranças: "há essa prática de troca entre os funcionários do comércio local - quando um faz uma comemoração, os outros participam. Não podia ser diferente na Coopet" , explicou a ex-coordenadora Maura Monteiro Raulino.

Uma festa legal, uma oportunidade de confraternizar
A associada Lourdes Stona, que nunca tinha ido a um arraial ecológico, considerou uma boa oportunidade para confraternizar: "a gente encontra as pessoas, mas é só "oi oi" e aqui dá para conversar". Para profissionais da vizinhança, como a vendedora Daiane Silveira, que trabalha na frente da cooperativa e usa produtos como açúcar mascavo e erva para chimarrão, o arraial foi " muito legal ".

Destaque para o bolo de milho
Entre quentão, pé de moleque, amendoim, biscoitos e pinhão, o mais elogiado foi o bolo de milho com ingredientes orgânicos, preparado por Neusa Daitx. A receita leva três ovos caipira, duas xícaras de farinha de milho ecológico, uma xícara de farinha de trigo ecológico,uma xícara de leite desnatado, meia xícara de óleo não transgênico ( evitar os que têm na embalagem a letra T dentro de um triângulo ou comprar os que dizem não transgênico), uma xícara meia de açúcar cristal orgânico, uma colher de chá de fermento químico, uma colher de chá de bicarbonato de sódio. " É só bater os ingredientes molhados, colocando por último as claras em neve, as farinhas e o fermento", garantiu Neusa.

Arraial divulgou informações sobre meio ambiente e saúde
A leitura de cartilhas, revistas e almanaques com informações sobre meio ambiente e saúde foi incentivada pela distribuição gratuita de materiais publicados pelo Centro Ecológico, ong que apoia a produção e comercialização de produtos sem agrotóxicos cultivados pela agricultura familiar.

Nova coordenação

A coordenação escolhida na assembleia geral do dia 12: Eraclides Bock ( coordenadora), Alexandre Maggi (vice-coordenador),Angela Webber(1ª secretária), Adriana Bellé (1ª secretária), Gervásio Toffolli (tesoureiro) e Paulo Bellé (administrador).


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br