Notícias
 
( 30/05/2011 ) Curso técnico com ênfase em Agroecologia tem apoio da comunidade de Ipê
 


Cerca de 90 representantes de sindicatos e segmentos ligados à Educação, Agricultura, Indústria, Comércio e Cooperativismo participaram do Seminário Discussão da Proposta de Implantação de Curso Técnico em Agricultura com Ênfase em Agroecologia, realizado no dia 18 na Escola Frei Casimiro Zafonato, em Ipê, na Serra Gaúcha.

De acordo com relato da representante do Centro Ecológico, Maria José Guazzelli, o grupo deu total apoio à ideia da criação de um curso técnico com ênfase em Agroecologia, vendo como uma oportunidade de revigorar este setor no município que em 2010 foi denominado por Lei Federal, como a Capital Nacional da Agroecologia. “Além disso, existe atualmente uma carência muito grande de suporte técnico para os agricultores ecologistas, bem como para os convencionais, justificando, assim, a criação do curso que formará profissionais nesta área”, afirmou a agrônoma que na parte da tarde apresentou a palestra Agroecologia e perspectivas futuras. Depois, a diretora da escola, Marlene Marisa Baldo Torresan, falou sobre a proposta do curso técnico na Frei Casimiro Casemiro Zafonato.

De manhã, a coordenadora regional de Educação (CRE) de Vacaria Luzmari das Dores Boeira de Camargo e a professora Larissa Gabriela Rodrigues, responsável pelos cursos técnicos na 23ª CRE apresentaram uma contextualização dos cursos técnicos.

Encaminhamentos
As discussões geradas no evento levaram as entidades participantes a assumir a responsabilidade pela estruturação da proposta a ser encaminhada ao MEC para aprovação do curso, incluindo a elaboração de uma justificativa que contemple a realidade socioeconômica do município, a infraestrutura da escola para oferecer, o interesse da população e o apoio das entidades.

Organização e apoios
O Seminário Discussão da Proposta de Implantação de Curso Técnico em Agricultura com Ênfase em Agroecologia foi organizado pela Escola Frei Casimiro Zafonato, com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipê, Emater, Cooperativa Econativa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ipê e Centro Ecológico.

Como surgiu a ideia
A ideia de criar um curso técnico com ênfase em Agroecologia surgiu no inicio deste ano, a partir da divulgação pela 23ª Coordenadoria Regional de Educação, que as escolas estaduais poderiam criar cursos técnicos por meio do programa Brasil Profissionalizado, apoiado pela Superintendência do Ensino Profissionalizante (Suepro).


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br