Notícias
 
( 25/05/2011 ) Almoço orgânico no palácio: governo do RS quer apoiar Agricultura Ecológica
 


Cerca de cem agricultores ecologistas foram os principais convidados de um almoço orgânico com secretários e o governador do Estado realizado no Palácio Piratini na quinta-feira, 19. Em discurso durante o evento, Tarso Genro enalteceu a produção de alimentos sem agrotóxicos que há algumas décadas é feita no Rio Grande do Sul e a intenção de implementar uma política estadual de apoio ao setor.

Representando a Agricultura Ecológica do Litoral Norte, estavam Izaias Becker, Nei e Denilson Dimer da Acert ( Associação dos Colonos Ecologistas da Região de Torres), Paulo Bellé do Gpep ( Grupo dos Produtores Ecológicos do Paraíso) e Laércio Meirelles do Centro Ecológico.

Nei Dimer da Acert falou em nome dos agricultores
Surpreendido pelo cerimonial para falar em nome dos produtores, Nei Dimer agradeceu a abertura de mais este canal de comercialização, lembrou a luta do segmento para permanecer na roça, destacando os 20 anos da Acert e da Agricultura Ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. "O discurso foi mais um agradecimento, porque na verdade ele ( o governador) abriu as portas para nós. Depois, informalmente , dei sugestões para subsidios das lavouras ecológicas e para a permanência dos jovens na roça", disse o agricultor.

Sobre a possibilidade de haver uma política de incentivo à Agricultura Ecológica, o agrônomo Laércio Meirelles comentou: "o apoio do Estado vem em boa hora, já que se faz urgente multiplicar as experiências existentes, pelo bem de quem consome, produz e do planeta."

Governador foi convidado para Feira da Biodiversidade
Depois do almoço, os agricultores entregaram para o governador um convite da Feira da Biodiversidade e Encontro Regional da Agricultura Ecológica, que serão promovidos na Praça de Três Cachoeiras nos dias 7 e 8 de junho.


Fotos de Paulo Bellé.



   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br