Notícias
 
( 04/05/2011 ) Agricultores do Litoral Norte participaram de curso de preparados biodinâmicos em Sentinela do Sul
 


Uma propriedade em Sentinela do Sul que produz arroz sem agrotóxicos, adubos químicos ou conservantes, foi onde seis agricultores e agricultoras do Litoral Norte estiveram entre os dias 28 de abril e 1º de maio participando de um Curso de Elaboração de Preparados Biodinâmicos.

Há mais de 20 anos estes preparados feitos a partir de cristais e plantas medicinais são usados pelo ministrante do curso - o agrônomo e consultor João Volkmann -, para auxiliar as plantas a produzir com mais qualidade.

“O Volkmann só usa os preparados biodinâmicos. Compostagem e produtos assim ele nem usa no arroz”, ressaltou o tecnólogo em Gestão Ambiental Nelson Bellé, que acompanhou o grupo.

Para Tobias Fernandes, a forma de organização da propriedade foi um dos pontos que mais chamou a atenção:“a mata ciliar é preservada e as florestas do entorno também, porque os nutrientes tendem a ir dos morros para as várzeas - onde está o arroz - , que aí carrega todas as energias que vêm das de todas as terras”, explicou o agricultor.

A participação no Curso de Elaboração de Preparados Biodinâmicos foi viabilizada pelo projeto Soberania Alimentar e Geração de Renda no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina, implementado pelo Centro Ecológico com apoio da organização Heifer Internacional - Programa Brasil / Argentina.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br