Notícias
 
( 23/11/2005 ) Agricultores ecologistas da Suécia visitam estudantes jovens e adultos de Torres
 


Conhecer outras culturas, costumes e paisagens pode acrescentar muito ao patrimônio pessoal de cada um. Com esta proposta, o Centro Ecológico promoveu um encontro entre três agricultores ecologistas da Suécia com quatro turmas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Tietbohl, em Torres-RS, na noite de 22 de novembro.
O grupo formado pela agrônoma e agricultora Lena Bergström, pelo agricultor e biólogo Stefan von Bothmer e sua esposa Helena Bothmer, mostrou fotos e falou sobre o meio ambiente, a produção de alimentos, a cultura, costumes e economia do país escandinavo.
A família Von Bothmer vive em uma pequena propriedade de 8 hectares, numa ilha ao sul da Suécia chamada Koster, com apenas 350 moradores, mas no verão a população supera o número de 300 mil habitantes, devido ao turismo. Lena Bergström vive com se marido em uma propriedade de 800 hectares, em Hjelte, próximo a Estocolmo, onde além da agricultura, sediam conferências de empresas e grupos de pessoas urbanas que buscam um pouco de descanso no meio rural.
Na Suécia, apenas 2% de uma população de 9 milhões de pessoas são agricultores. Esse processo de esvaziamento do campo aconteceu em função da industrialização do país. Mesmo assim, a concorrência imposta pela abertura dos mercados, especialmente em função da unificação européia, inviabilizou a agricultura como única atividade para as famílias, que sempre precisam buscar um complemento para sua renda. “ As pessoas não se importam em como o alimento é produzido, só se importam com o preço”, disse Lena.

O grupo encontra-se na região do litoral norte do RS desde o dia 14. de novembro. Helena e Stefan, junto com os filhos Benjamin e Siri, estão hospedados na propriedade da família Fernandes, na comunidade da Raposa, em Três Cachoeiras. Lena está no Morro do Forno, na propriedade de Maria Elena Gomes. No sábado, 19, visitaram a Feira Ecológica Lagoa do Violão. Daqui a alguns meses, será a vez da família Fernandes e de Maria Elena fazerem as malas para conhecer o trabalho destes mesmos agricultores, lá na Suécia.
O intercâmbio foi organizado pelo Grupo Amigo do Centro Ecológico na Rede Terra do Futuro. Esta rede apóia iniciativas de desenvolvimento local sustentável em diversos países do terceiro mundo, e desde 1985 tem uma parceria de grande importância para o Centro Ecológico.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br