Notícias
 
( 30/03/2011 ) Agricultura Orgânica e plantio da palmeira juçara divulgados em evento para fumicultores
 


Um evento pensado para apresentar alternativas de geração de renda aos fumicultores, foi uma oportunidade para o Centro Ecológico divulgar a Agricultura Orgânica e o plantio da palmeira juçara no Sul de Santa Catarina.

Promovido por sete organizações governamentais, não-governamentais e de cooperação internacional, o Seminário Regional Diversificação em Áreas Cultivadas com Tabaco, reuniu 27 entidades e duas empresas durante todo o dia 29, terça-feira, no Salão Paroquial de Santa Rosa do Sul(SC).

“O Centro Ecológico foi convidado pela sua história, seu trabalho com a Agricultura Familiar e Agricultura Orgânica”, explicou a agrônoma e professora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Cristine Lopes de Abreu.

Na avaliação de André Gonçalves, coordenador técnico do Centro e professor no IFC, "a polpa do açaí da palmeira juçara é um produto com enorme potencial e a participação no evento visou expandir sua produção".

O Centro Ecológico participou com a venda de livros sobre temas relacionados à Agricultura Orgânica, distribuição gratuita de revistas, almanaques e boletins informativos. Durante o almoço preparado com alimentos produzidos pelas famílias da região, foi realizada uma apresentação de slides sobre os benefícios da polpa do açaí de juçara para o ambiente e a saúde.

A ampliação do número de famílias agricultoras envolvidas com o plantio da Euterpe edulis é uma das metas do projeto Produção de Açaí para Geração de Renda e Preservação da Mata Atlântica, apoiado pelo Banco Mundial.

Mais informações sobre o projeto Diversificação de lavouras de tabaco podem ser acessadas no site da Cepagro.


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br