Notícias
 
( 22/03/2011 ) Ministério do Meio Ambiente da Suécia conheceu projetos de produção ecológica do Litoral Norte do RS
 


Em uma reunião na tarde do dia 7 em Estocolmo, na Suécia, membros do gabinete do ministro do Meio Ambiente, Andreas Carlgren, conheceram os projetos implementados pelo Centro Ecológico envolvendo a produção de alimentos em sistemas agroflorestais e serviços socioambientais da agricultura ecológica no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O encontro promovido pela Sociedade Sueca para Proteção da Natureza (SSPN), fez parte da agenda do coordenador técnico da ONG, André Gonçalves, que esteve em visita ao país entre os dias 2 e 10 para contatar organizações suecas de cooperação internacional.

Conforme o agrônomo, durante a reunião foram discutidas formas de incentivar a adoção de métodos de cultivo que combinem produção agrícola, proteção ambiental e renda para as famílias de pequenos agricultores e como os esquemas de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) podem cumprir um papel importante neste sentido.

Na quinta-feira, 3, Gonçalves participou como palestrante de um seminário internacional organizado por diversas entidades, dentre estas a SIDA, agência oficial de cooperação internacional da Suécia. O evento estudantes, professores, empresários, representantes de entidades ambientalistas e de cooperação.

Em sua apresentação, falou sobre mecanismos de mercado na promoção da agricultura familiar, abordando as iniciativas do governo federal como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e do processo de inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar por meio da Lei 11.947/2009.

Gonçalves pretende relatar os resultados da viagem para as associações e grupos de agricultura ecológica da região, bem como para as administrações municipais interessadas em promover ações que incentivem a economia local com um trabalho importante para o meio ambiente global:"uma das iniciativas que o Centro Ecológico desenvolve junto às famílias agricultoras com apoio de projetos financiados pela ICCO e SSPN, é a avaliação dos serviços ambientais com a intenção de buscar o reconhecimento desses serviços através de mecanismos de pagamento, pela contribuição à conservação ambiental", explicou.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br