Notícias
 
( 31/10/2005 ) Coordenadora de Projetos Sociais da Petrobras visita Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas
 


A Petrobras/ Programa Petrobras Fome Zero apóia cerca de 400 projetos de inclusão social e geração de emprego e renda em todo Brasil. Na seleção pública de 2004, foram apresentados 6.000 projetos. Somente 73 foram aprovados, dentre estes, o Projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar, apresentado pela ONG Centro Ecológico e que vem sendo implementado desde março de 2005 no litoral norte do RS e no sul de SC.



Dentre diversos objetivos previstos pelo Projeto Agricultura Ecológica e Soberania Alimentar, consta o fortalecimento da Cooperativa Trabalhadoras Vitoriosas, composta por 25 mulheres que se organizaram com a proposta de gerar emprego e renda através de trabalhos de confecção, artesanato e tear.



A fim de conhecer alguns resultados alcançados até agora, a Coordenadora de Projetos Sociais da Petrobras esteve em Torres na manhã de segunda-feira, 31 de outubro, cumprindo agenda no RS. Carmem Soares veio do Rio de Janeiro para visitar projetos em outros municípios, como Uruguaiana e Santa Maria.

Na Cootav, pôde constatar que o patrocínio da Petrobras/ Programa Petrobras Fome Zero foi fundamental para a compra de dois teares, três máquinas de costura industrial, realização cursos de patchwork, tear, costura industrial ( em andamento) e serigrafia, além da formalização da cooperativa.

Todas estas ações representam um passo importante para o desenvolvimento econômico local, à medida em que permite capacitar as pessoas a gerar rendimentos – sendo como cooperadas, individualmente - em empregos - ou como autônomas. Isso já vem acontecendo através dos cursos realizados e é um grande avanço para uma cidade como Torres, onde a baixa temporada oferece poucas oportunidades de emprego e renda para seus habitantes.

Em Torres, Carmem Soares visitou também a Creche do Curtume, que através do Projeto Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar - Doação Simultânea, da CONAB ( Companhia Nacional de Abastecimento) recebe semanalmente alimentos ecológicos para complementar as refeições de 250 crianças matriculadas. A Petrobras/Programa Petrobras Fome Zero apóia a entrega dos produtos produzidos pela agricultura familiar ecologista da região.

Durante à tarde, a coordenadora esteve reunida com Ana Luiza Meirelles, da equipe técnica do Centro Ecológico, no escritório da ONG em Dom Pedro de Alcantara, para a discussão da viabilidade de outros projetos sociais no litoral norte.


   
 

Cursos

12/11
Extrativismo e Sistemas Agroflorestais - aspectos legais
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br