Notícias
 
( 10/03/2011 ) Agroecologia pode dobrar produção de alimentos em 10 anos, diz relatório da ONU
 


Um novo relatório da ONU sobre o Direito à Alimentação, elaborado por Olivier de Schutter, demonstra que a agroecologia, se suficientemente apoiada, pode dobrar produção de alimentos em regiões inteiras dentro de 10 anos, ao mesmo tempo em que atenua as alterações climáticas e reduz a pobreza rural.

O relatório apresentado ao Conselho de Direitos Humanos da ONU no dia 8, baseou-se em uma extensa revisão da literatura científica para sustentar suas conclusões. De acordo com de Schutter, a evidência científica demonstra que os métodos agroecológicos superam os fertilizantes químicos quando se trata de aumentar a produção de alimentos onde os famintos vivem - especialmente em ambientes considerados desfavoráveis aos cultivos.

O relator especial conclamou os países a começar uma mudança no sentido de substituir a agricultura convencional pela agroecologia, como de alimentar suas populações e responder aos desafios do clima e da pobreza. Ele disse: Nós não vamos resolver o problema da fome e parar as mudanças climáticas com a agricultura industrial em grandes plantações. A solução reside no apoio à agricultura praticada em pequena escala, em conhecimentos e experimentação e no aumento da renda dos pequenos produtores de forma a contribuir para o desenvolvimento rural.

A intensificação dessas experiências é o principal desafio e políticas públicas adequadas são necessárias para criar um ambiente propício para tal modos de produção sustentáveis.

Clique para baixar o relatório completo em inglês.

Tradução livre do texto de
Lim Li Chinga •
Terceiro Mundo Network
131 Jalan Macalisterâ •
Penangâ 10.400 € •
Malaysia •
E-mail: twnet@po.jaring.myâ € ¨
Sites: www.twnside.org.sg, www.biosafety-info.net


   
 

Cursos

20/11
Plenária do Núcleo Litoral Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia
21/11
Curso Princípios Básicos em Agricultura Ecológica


 

Ipê-Serra - Rua Luiz Augusto Branco, 725 - Bairro Cruzeiro / Cep: 95.240-000 / Ipê - RS / Fone: 0xx (54) 3233.16.38 / E-mail: serra@centroecologico.org.br
Litoral Norte - Rua Padre Jorge, 51 / Cep: 95.568-000 / Dom Pedro de Alcântara-RS / Fone/fax: 0xx (51) 3664.02.20 /E-mail:litoral@centroecologico.org.br